Por: Weslen Máximo 

 

Ouça a entrevista com os argentinos. Clique Aqui!

 

As delegações da Argentina e de cidades brasileiras chegam a todo o momento ao Santuário Nossa Senhora do Desterro, local onde ficarão alojados para o Sul-Americano de Newcom, que acontece até o dia 27 de maio, em Casa Branca (SP).

 

Os primeiros atletas da “melhor idade”, chegaram no último domingo (21). Nesta quinta-feira (25), mais delegações chegaram na cidade. A maioria é de atletas argentinos que representam equipes de Tucuman, Rosário, Bueno Aires, entre outras cidades.

 

Para representar o Brasil, já se encontram no município atletas de Mogi Guaçu, Piracicaba e Dracena.

 

Na manhã desta quinta, os competidores assistiram a uma apresentação de um grupo de dança de pessoas especiais, de Divinolândia (SP), o que deixou os espectadores emocionados.

 

Às 20h, será feita a abertura oficial do Sul-Americano, no Ginásio da ACCEPE, mesmo local das competições do dia 26 e 27.

 

A Difusora conversou com as delegações e o espírito é de amizade entre os atletas. Para todos com quem a reportagem falou, ganhar não é o mais importante nesta competição, mas fazer novos amigos.

 

“Não viemos competir para ganhar, mas para jogar e nos divertir. Estou muito feliz de ter chegado ao Brasil”, diz o argentino Omar, de 63 anos, um dos doze integrantes da delegação da província de Neuquen (ARG).

 

De Tucumán (ARG), o atleta Miguel, elogia Casa Branca, dizendo que a cidade é “linda e muito limpa”, além de ter pessoas que ajudam e colaboram com sua passagem. Ele também relata a comunicação com os moradores. “Para nós, o idioma é a maior dificuldade, mas de alguma forma nós tentamos entender e arrumamos uma solução”, revela.

 

José Luis é de Rosário (ARG), mas se considera um brasileiro. Morou no Rio de Janeiro por 40 anos e têm dois filhos nascidos no país. Ele voltou para sua terra natal por “circunstâncias da vida”, mas sente saudades do Brasil e faz questão de lembrar das coisas que gosta no país. “O melhor que o Brasil tem são as pessoas, que são hospitaleiras. Tenho muito orgulho de ter morado aqui”, conta o “hermano”, que torce para o Flamengo e também considera Pelé melhor que Maradona.

 

A equipe Ativaidade é formada por pessoas de Mogi Guaçu, Araras e Piracicaba. A chefe da delegação é a professora Lillian. Ela revela que sua equipe está ansiosa para entrar em quadra e também conversar com os argentinos. “A expectativa está grande para interagir”, conta.

 

Campeonato Sul-Americano

Essa é a 2ª edição da competição e a primeira no Brasil. Os jogos acontecem nesta sexta-feira (26) e Sábado (27), a partir das 8h.

 

As partidas são disputadas no Ginásio da ACCPE, que fica na Rua Coronel Castro – Centro.

 

Um Congresso técnico aconteceu na tarde desta quinta-feira para definir como será a competição. A Difusora divulgará a tabela oficial a qualquer momento.

 

“Troféu Ana Maria Volponi Freitas”

A homenageada é a casa-branquense e ex-jogadora de vôlei profissional Ana Volponi, que atuou e conquistou os principais títulos do país e disputou diversos campeonatos internacionais, ganhando títulos também com a camisa da seleção brasileira.