Por: Weslen Máximo

 

José Antônio Zanatta (PP), conhecido como Toninho Zanatta, é o novo prefeito de Santa Cruz das Palmeiras (SP). Ele fica no cargo por pelo menos 45 dias até a realização de novas eleições na cidade, já que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) cassou o mandato do então prefeito Thiago de Oliveira (PTB).

 

Zanatta era presidente da Câmara e, agora, já ocupa o novo cargo. Ele tomou posse em uma solenidade no prédio do legislativo municipal por volta das 16h desta quinta-feira (19).

 

O novo prefeito tem 50 anos, é comerciante, radialista e foi eleito vereador com 262 votos.

 

Cassação

A chapa do prefeito Thiago de Oliveira (PTB) e vice-prefeito Josias Rabelo Junior (PTB) foi cassada em fevereiro de 2017 por fraude na arrecadação de recursos nas eleições de 2016.

 

Em sua decisão, o relator do recurso, o desembargador federal Fábio Prieto, entendeu que o prefeito infringiu a legislação e que a ocorrência do abuso do poder econômico desequilibrou a eleição de 2016.

 

Após votação do recurso, Thiago de Oliveira se manteve no cargo entrando com vários embargos de declaração, todos não acolhidos pelo TRE.

 

A defesa de Oliveira recorre no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas fora do cargo.

 

Novas Eleições

Na segunda-feira (16), o TRE anunciou novas eleições em Santa Cruz das Palmeiras. A data é 3 de junho.

 

Fonte: G1 São Carlos