Por: Weslen Máximo 

 

A forte chuva que caiu na tarde de domingo (24), deixou estragos em Casa Branca (SP). Segundo a Defesa Civil, pelo menos 10 árvores caíram na cidade, algumas delas sobre carros. Os bairros mais afetados foram Jardim Coesa e Macaúba.

 

“Foi uma rajada de vento muito forte de pouca duração, que durou aproximadamente 10 minutos, mas que causou bastante estrago. No Jardim Coesa, uma árvore de grande porte caiu sobre uma casa, atingiu uma garagem e esmagou dois carros”, disse José Menezello Neto, presidente da Defesa Civil.

 

No Jardim Macaúba, um poste caiu e a energia foi interrompida. Alguns bairros ficaram sem energia elétrica por quase três horas na véspera do Natal.

 

Na zona rural, também houve ocorrências por causa do temporal. “Foi um vento atípico em forma de redemoinho e chegou a arrancar árvores com raiz e tudo”, explicou o presidente.

 

Alguns moradores ainda relataram que ficaram sem água no Bairro Santa Cecília, após a chuva.

 

Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido.

 

Risco

A Rua Antônio Garcia Parra, no Jardim Coesa, está sob risco de quedas de árvores e será necessária uma intervenção preventiva da Defesa Civil. José Menezello Neto, conta que algumas árvores no local são antigas e não são adequadas para a zona urbana, correndo o risco de cair em próximos temporais.

 

Dica

Segundo a Defesa Civil, a população deve ficar afastada de árvores de grande porte e não deixar carros sob elas. Podar as árvores também é importante.

 

 

Plantão 24h

Caso algum morador perceba um local de risco no município ou outro tipo de situação de emergência, pode acionar a Defesa Civil, no telefone: (19) 99253-5465.

 

Para prevenção, o estado de São Paulo disponibiliza mensagens de alerta, informando se na sua cidade pode ter algum tipo de situação de desastre. Se você quiser receber esse tipo de aviso, pode enviar uma mensagem de texto para o número 40199, com CEP do seu município (13700000 o de Casa Branca).

 

Abaixo, veja fotos dos estragos causados pelo temporal de domingo: