Monsenhor Eugênio toma posse como bispo da Diocese de São João da Boa Vista neste domingo

04/05/2024

06:10:28 PM

Igreja


A Diocese de São João da Boa Vista prepara uma grande festa neste domingo (7) para a ordenação episcopal e posse de seu novo bispo. Monsenhor Eugênio Barbosa Martins foi nomeado pelo Papa Francisco em janeiro deste ano.

Para falar sobre sua ordenação e posse na Diocese, uma entrevista coletiva foi realizada nesta sexta-feira (5) no Santuário Nossa Senhora do Desterro em Casa Branca e o novo bispo comentou como será seu ministério.

"Assumindo como 7º bispo diocesano, estou aqui para dar continuidade a uma missão, naturalmente em comunhão com o caminho da igreja universal na forma muito explícita na pessoa do Papa Francisco, que nos convida como igreja a fazer um caminho muito bonito da sinodalidade, isto é, garantir o nosso jeito de ser igreja, que acolhe e favorece a participação de todas as pessoas”, disse.


Monsenhor Eugênio e sacerdotes em entrevista coletiva (Foto: Weslen Maximo)

Monsenhor Eugênio ficou encantado com a quantidade e a devoção de sacerdotes, diáconos, leigos e leigas participantes ativos das paróquias nas cidades que integram a igreja da região.

“Alegria renovada de estar aqui. Há uma presença fortíssima dos diferentes modos de consagração da vida aqui nessa diocese dando testemunho de uma busca de maior fidelidade e santidade que o Evangelho exige e que a igreja nos coloca como consagrados nesse lugar aqui, anunciar e ser testemunho a todos neste caminho de maior santidade na vida cristã", destacou.

Pela primeira vez em seis décadas de história, a Diocese terá uma ordenação episcopal, ou seja, o padre se tornando bispo. Além disso, na mesma celebração, Monsenhor tomará posse da igreja católica em São João da Boa Vista e região.

Lugar de Espiritualidade

A coletiva de imprensa aconteceu no Santuário Nossa Senhora do Desterro em Casa Branca. Monsenhor Eugênio disse que o local é um lugar de espiritualidade e tem um espaço importante para a evangelização.

“O Santuário tem uma função muito importante. Como lugar de acolhida, de encontro, de aprofundamento de uma espiritualidade. E essa espiritualidade desenvolvida no Santuário do Desterro é que nos liga diretamente com o que a igreja nos pede. Esse espaço privilegiado que oferece é realmente um grande dom que a diocese tem e que pode ser muito explorado e utilizado para ajudar no processo da evangelização e da cultura religiosa.

E não foi a primeira vez em que esteve no Santuário. Ele conta que na infância morava em Uberaba (MG) e que um padre, amigo de sua família, foi transferido para Casa Branca e então, decidiu fazer uma visita.

“Fizemos uma surpresa pra ele. Pegamos o trem que saía de Goiânia, passava por Uberaba meia-noite e chegamos aqui às 5h. E batemos na porta dele: ‘Viemos te visitar, Padre Raul!’”, contou.  

Já como seminarista e sacramentino, também participava de encontros em Tambaú.

Ordenação e Posse

Neste domingo, 9h, no Ginásio do CIC em São João da Boa Vista.

A entrada é gratuita e a celebração também será transmitida pelas Rádios 107,1 FM de Tambaú, Rádio Difusora de Casa Branca no AM 720 e com imagens pelas redes sociais da Diocese de São João da Boa Vista.

Assista a entrevista coletiva:


Biografia

Monsenhor Eugênio Barbosa nasceu em 5 de setembro de 1960, na cidade de Araguari (MG). Fez sua profissão religiosa na Congregação do Santíssimo Sacramento (SSS) em 25 de janeiro de 1984. Sua ordenação sacerdotal se deu em 9 de dezembro de 1989.

Estudou filosofia no Instituto de Filosofia de São Bento em São Paulo e teologia no Instituto de Teologia de São Paulo. Na Pontifícia Universidade Gregoriana obteve a licenciatura em Teologia Patrística (2005-2008) e obteve o diploma em psicopedagogia no Instituto de Formação Humana de Quebec, no Canadá (1996).

Após a ordenação, desempenhou os seguintes serviços e ministérios: Responsável pela Pastoral Vocacional (1988-1994); Formador de noviciados (1988-1996); Mestre de noviços (1998-2001); Pároco da paróquia Ressurreição de Uberaba (1996-2000); Conselheiro provincial (1993-2002); Superior provincial (2002-2010); Membro da Conferência dos Religiosos da regional de Belo Horizonte (1994-2000); Pároco de Nossa Senhora da Boa Viagem em Belo Horizonte (1997-2011); Membro da Comissão Internacional para a formação dos Sacramentinos (2000-2002); Presidente da Conferência Sacramentina Latino-Americana (2003-2010);  e Superior-geral (2011-2023).

Compartilhe