Por: Weslen Máximo 

 

 

Um mutirão contra a Febre Amarela, que vem deixando o brasileiro preocupado em 2017, será realizado em Casa Branca (SP), neste sábado (11).

 

Será um dia de limpeza nas casas e conscientização aos moradores contra o mosquito Aedes Aegypt, que é um dos transmissores da Febre Amarela, além da Dengue, Zika e Chikungunya.

 

Neste sábado, das 8h às 11h, os agentes da prefeitura, devidamente identificados, trabalharão nos seguintes bairros: Senhor Menino, Jardim América, Macaúba, Jardim Europa, Coesa e Portal dos Pinheiros.

 

A população desses locais deve colocar na calçada os objetos em desuso que podem ser um criadouro do mosquito, como: pneus velhos, vasos quebrados e garrafas, por exemplo.

 

Os demais bairros casa-branquenses devem receber o mutirão em outras datas. 

 

Vacinas

 

Os moradores de Casa Branca podem se vacinar em três locais:

 

Sala de Vacinas, que fica atrás do Pronto Socorro;

PSF do CAIC no Parque São Paulo;

PSF de Venda Branca.

 

*A prefeitura não confirmou vacinação neste sábado (11). Para tomar vacina, você pode ir nos locais citados acima, de segunda à sexta, em horário normal de atendimento. 

 

Quem pode tomar a vacina contra a Febre Amarela?

 

Em situações de emergência, a vacina pode ser administrada já a partir dos 6 meses. O indicado, no entanto, é que bebês de 9 meses sejam vacinados pela primeira vez. Depois, recebam um segundo reforço aos 4 anos de idade. A vacina tem 95% de eficiência e demora cerca de 10 dias para garantir a imunização já após a primeira aplicação.

 

Pessoas com mais de 5 anos de idade devem se vacinar e receber a segunda dose após 10 anos. Idosos precisam ir ao médico para avaliar os riscos de receber a imunização.

 

Por causar reações, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda a vacina para pessoas com doenças como lúpus, câncer e HIV, devido à baixa imunidade, nem para quem tem mais de 60 anos, grávidas e alérgicos a gelatina e ovo.