Por: Weslen Máximo 

 

A prefeitura de Caconde (SP) decretou estado de emergência devido à falta de chuva; e impôs o racionamento na cidade pelos próximos 180 dias. A represa que abastece a população baixou 15 metros e outros reservatórios estão em estado de alerta.

 

Segundo a prefeitura, já não chove há 20 dias, sendo que a quantidade de chuva durante o ano não foi suficiente para armazenar um grande volume de água para o período de estiagem.

 

Além de Caconde, Santa Cruz das Palmeiras (SP) iniciou nesta quarta-feira (13) o racionamento de água em quatro dias da semana. O motivo também é a falta de chuva.

 

A medida por tempo indeterminado tem o objetivo de evitar um 'colapso' no abastecimento, já que as três represas que fazem a captação estão com níveis abaixo do normal.

 

Os moradores ficarão sem água toda segunda, quarta, sexta e sábado, das 6h às 17h. A distribuição, por enquanto, seguirá normal na terça, quinta e domingo.

 

Em Casa Branca (SP), o departamento de água e esgoto emitiu um alerta a população para economizar, pois se não houver essa economia e não chover até o fim de setembro, provavelmente a cidade terá racionamento.

 

Fonte: G1 São Carlos e Araraquara