Casa Branca: volta às aulas em maio, kit merenda e SESI

04/22/2021

05:43:04 PM

Saúde

Por: Weslen Máximo 


Aulas presenciais devem voltar em maio, diz diretor de educação de Casa Branca (Foto: Ilustrativa/TV Globo)

Marcelo Barbosa, o Té, diretor municipal de educação, revelou em entrevista à Difusora nesta quinta-feira (22), que está previsto para maio o retorno das aulas presenciais em Casa Branca (SP), porém não descarta o adiamento. Ele também falou da situação do Kit Merenda e do sistema de ensino que será adotado nas escolas municipais.

Volta às aulas

Segundo o diretor, a previsão de retorno é 3 de maio para as redes estadual, municipal e particular, mas tudo dependerá da situação da pandemia. Novas reuniões serão realizadas para mais discussões sobre o tema. “Nós vamos reavaliar com o prefeito e diretora de saúde a possibilidade de permanecer remotamente até pelo menos dia 10 ou 17 (maio)”, disse.

Há preocupações em relação ao transporte dos alunos e vacinação dos professores, que ainda não estão imunizados. Os professores tomaram apenas a 1ª dose da vacina e a previsão de volta às aulas é antes da 2ª dose. Outro problema é que apenas profissionais com mais de 47 anos estão sendo imunizados neste momento, ou seja, os outros com faixa etária menor também terão que trabalhar presencialmente?

Essas questões serão discutidas nas próximas reuniões. “Colocamos isso na justificativa para pedirmos uma prorrogação para o governo municipal. Se vamos tomar a 2ª dose apenas dia 7, por que nós vamos expor nossos professores?”, questiona o diretor.

O sindicato dos servidores municipais e a APEOESP, que é representante dos professores do estado de São Paulo, são contrários ao reinício das aulas.

Em uma pesquisa feita pelo próprio departamento de educação com pais e responsáveis de alunos das escolas municipais, a maioria foi contrária ao retorno das aulas, com 71,4%. Já os favoráveis foram 28,6%.

De acordo com o plano de retomada das aulas no município, o retorno gradual deverá funcionar num primeiro momento com a escola atendendo com 30% da capacidade. Será com escala presencial mesclada com ensino remoto. Por exemplo: numa sala com 30 alunos, vão para a escola apenas 10 alunos dessa sala por dia (revezando de segunda a quarta-feira), enquanto o restante estuda em casa. Às quintas e sextas-feiras ocorrerão somente o ensino remoto.

O horário de permanência na escola será reduzido, com o aluno ficando apenas 3 horas no local. Tanto na escola quanto no transporte, haverá distanciamento, álcool em gel e aferição de temperatura.

Kit Merenda


Repasses do PNAE a Casa Branca (Foto: Divulgação)

O governo federal autorizou, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica. Casa Branca ainda não distribuiu neste ano o “Kit Merenda” aos alunos da rede municipal. “A gente gostaria de entregar o kit agora, entre abril e maio, mas tem que ter dinheiro pra isso”, disse Té.

Segundo o diretor, a prefeitura junta os recursos que chegam para a compra dos kits para aproximadamente 3,5 mil alunos. O diretor diz que está em processo de licitação e que até 19 de abril, a prefeitura tinha R$ 264.026,40 para aquisição. O kit será entregue a cada aluno se as aulas continuarem remotamente. Como disse acima, possivelmente até maio.

Sistema SESI

Após aprovação na Câmara, a rede municipal aplicará o sistema SESI de ensino, referência na educação paulista. A expectativa é que os trabalhos com novos materiais e a capacitação dos professores, inicie entre junho e julho. A duração do contrato é de um ano, mas que pode ser prorrogado. O valor é de R$ 550 mil anuais, com recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “Na nossa gestão terá o melhor na escola pública”, destacou o diretor.

Assista a entrevista na íntegra:


Compartilhe