Diretora da saúde fala sobre aglomeração na Praça da Matriz e situação da Covid em Casa Branca

05/05/2021

04:15:36 PM

Saúde

Por: Weslen Máximo


Diretora de Saúde, Débora Amice em entrevista à Difusora (Foto: Reprodução/TV Difusora)

Casa Branca (SP) continua registrando óbitos pela Covid-19. Nos últimos dois meses, a cidade teve recordes de vítimas. Diretora do departamento de saúde, Débora Amice destaca que é necessário seguir as regras sanitárias e alerta para que a população procure imediatamente o sistema de saúde municipal quando sentir qualquer sintoma relacionado ao vírus. Em entrevista ao Jornal da Difusora nesta quarta-feira (5), a diretora fala sobre a situação da cidade.

Foi confirmada mais uma morte, trata-se de um idoso de 66 anos. E dois óbitos estão em investigação. A cidade soma 50 mortes e pode chegar a 52. Só nos primeiros quatro dias de maio, Casa Branca teve quatro óbitos. São 1.759 casos, sendo que 1.544 estão recuperados. Outras 98 pessoas são suspeitas e aguardam resultado de exames.

Na Santa Casa, 9 pacientes estão internados, mas ainda há leitos disponíveis. Já para casos graves, o paciente é transferido para hospitais da região que têm UTI. Casa Branca tem 10 moradores na UTI de outros municípios.

Para “desafogar” o sistema de saúde regional, a cidade se prepara para receber um hospital de campanha. Inicialmente, seria inaugurado em abril, mas até agora permanece fechado e sem divulgação da nova data de funcionamento. A secretaria estadual de saúde é responsável pela abertura dos leitos, que estão sendo instalados no complexo do Centro de Reabilitação. “Estão na fase de contratação de pessoal. Já chegaram alguns equipamentos. Também fizeram reuniões comigo e com a Santa Casa”, disse a diretora.

Volta às aulas

Marcada para o próximo dia 17, a volta às aulas presenciais na cidade tem gerado discussões na internet e muitos pais se colocando contrários. A diretora de saúde diz que a suspensão pode ser prorrogada e que novas reuniões acontecerão para avaliar a situação.

“O que nós conversamos com o departamento de educação é para esperar um pouco. A Secretaria do Estado já liberou a volta às aulas. Aqui no município, como está tendo o avanço da doença e a questão da taxa de letalidade é muito preocupante, optamos por esperar mais um pouco”, comentou.

Aglomerações

A Praça da Matriz preocupa as autoridades e a maioria da população, pois aglomerações estão sendo registradas por internautas nas redes sociais, mostrando a concentração de jovens no local. A diretora destaca que é necessária uma medida mais efetiva com um trabalho conjunto.

“Tem uma aglomeração grande ali. Já entramos em contato com o capitão da polícia pedindo esse apoio. Só a equipe de Vigilância Sanitária ou da fiscalização da prefeitura não dá conta de dispersar. Ali precisa ter uma ação mais efetiva de dispersão das pessoas. Não é só a questão de estar usando máscara ou não, não é pra estar lá”, destaca.

Vacinação

A diretora informa que mais de oito mil doses foram aplicadas até o momento no município.

Veja os calendários e locais de vacinação em Casa Branca:


 Assista a entrevista completa:


Compartilhe