07/28/2023
04:31:33 PM
Papa Francisco estará presente na Jornada Mundial da Juventude 2023 (Foto: REUTERS/Gonzalo Fuentes)
Pelo menos 100 jovens da região da Diocese de São João da Boa Vista vão se encontrar com o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, Portugal. O evento religioso acontece de 1 a 6 de agosto, reunindo católicos de todo o planeta.
Em entrevista à Difusora, os seminaristas Marcos Garzim e Lucas Vanucci, de São José do Rio Pardo e Vargem Grande do Sul, respectivamente, contam que é grande a expectativa em participar da JMJ 2023 e ver de perto o Santo Padre. Eles embarcam neste sábado (29). Farão uma escala em Madrid, na Espanha. Já em solo Português, passarão por Fátima até chegar à capital Lisboa.
“Busco esse encontro com Cristo que se faz presente em cada expressão da igreja, em cada jovem, em cada figura, no próprio Papa, um fortalecimento na vocação e esse desejo de cada vez mais ter Cristo como minha meta, como meu ponto de partida e meu ponto de chegada”, destaca Marcos Garzim.
Os jovens se prepararam espiritualmente e financeiramente para a viagem. A comunidade ajudou nos dois sentidos para que dê tudo certo durante a jornada. Lucas conta que a preparação começou bem antes.
“Não é uma viagem turística, é uma peregrinação. Tem um processo de preparação muito profundo que ajuda aqueles que vão fazer essa experiência a abrir o coração pra aquilo que o Senhor vai falar. Vejo que ela é feita em duas partes: a primeira é espiritual. Tem os ritos penitenciais. Tivemos um rito de envio. Momento de preparação espiritual pra aquilo que vamos ter como um ápice em Lisboa durante esses dias de jornada. Mas, também uma preparação financeira onde os jovens ficam capitalizando um modo de se organizar pra viagem, hospedagem e própria inscrição da jornada. Tivemos vários eventos para levantar esses fundos”, comenta Lucas Vanucci.
Papa Francisco no Rio de Janeiro em 2013 (Foto: Flickr CC BY-NC-SA 2.0)
Vanucci esteve na Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro em 2013. Foi a primeira viagem internacional do Papa Francisco. Dez anos depois, tem nova oportunidade de estar próximo ao Pontífice.
“É muito emocionante. Me recordo que em 2013 na Jornada do Rio, poder ver ele passar de Papa Móvel, estar numa missa em que ele preside e celebrando junto com ele nesse corpo da igreja que celebra em nome de Deus é uma experiência muito singular”, relata Lucas.
Veja a entrevista:
Compartilhe